:::: MENU ::::

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Muitos alunos ficaram completamente indignados com a declaração feita pela pro-reitoria de graduação da universidade, assim alguns estudantes que fazem parte do centro estudantil da unila (CEU) se reuniram na moradia II, o intuito era debater o futuro dos cursos noturnos da Unila, pois tal medida deixaria muitos alunos prejudicados, excluindo de tal maneira os principais alunos interessados que são os estudantes de Foz e região, onde está sediada a universidade. Com essa declaração, a universidade fugiria totalmente a proposta do seu projeto, que é a INTEGRAÇÃO, pois, como pode uma universidade que aposta na integração latino-americana, não conseguir integrar nem mesmo a região em âmbito municipal a qual está instalada. abaixo o resumo de uma resposta a qual o Reitor da universidade (Hélgio Trindade) parece desmentir a declaração feita pela pró-reitoria de graduação, o que me parece é que decisões tem sido tomadas sem a aprovação do reitor, ou eles resolvem mudar de ideia quando reivindicamos as coisas, bem, o bom é que os cursos noturno serão mantidos: acompanhe a declaração feita pelo reitor:

No dia 31 de outubro de 2011 foi convocado pela pró – reitoria de graduação (prograd) uma Assembléia Geral dos Estudantes, com o objetivo de comunicar a conclusão das grades curriculares de todos os cursos da UNILA. Nesta ocasião a pró – reitora profª Maria Adélia informou o posicionamento da reitoria em não oferecer novas turmas no período noturno a partir de 2012.
Neste sentido, o Centro de Estudantes da UNILA discutiu, com caráter de urgência, qual seria a postura do corpo estudantil com relação a esse tema. Deste modo, no domingo 06 de novembro houve uma assembléia geral dos estudantes na moradia II. Entretanto, como o número de participantes foi pequeno (cerca de 30), a decisão tomada poderia não representar o conjunto dos estudantes, sendo necessário encontrar uma forma de consulta que pudesse levantar uma postura mais representativa.
O resultado desta consulta foi de 276 estudantes consultados, 21 estava a favor do fechamento dos cursos noturnos (menos de 8% dos consultados). Tendo como base esse dado, o Centro de Estudantes organizou uma comissão que iria apresentar essa postura para o Reitor, a fim de abrir canais de dialogo para a construção de uma proposta que atendesse a necessidade e o posicionamento dos estudantes.
Na reunião com o Reitor, realizada na sexta-feira 11 de novembro, nos foi informado que ocorrera um desencontro de informações entre o conjunto da reitoria e a prograd, sendo que, não é intenção da reitoria fechar os cursos noturnos. Neste sentido, o Reitor se comprometeu que o edital para a seleção dos alunos 2012 será similar ao edital de 2011. Deste modo, os cursos serão mantidos preferentemente em cada turno correspondente, mas poderá haver eventualmente algumas atividades extras em outros turnos (não inclui disciplinas obrigatórias).
Desde o Centro de Estudantes da UNILA, ressaltamos a importância desta ferramenta para a organização estudantil, este espaço pode e deve atender as demandas do conjunto dos estudantes, por isso, relembramos que este é um espaço aberto a todos (as). Neste sentido, o processo de mobilização realizado nesta última semana nos mostra a importância da organização coletiva para garantir conquistas a todos os estudantes. 

(CEU - Centro de Estudantes Unila)

0 opiniões:

Postar um comentário

Expresse sua opinião!